Alunos


Olá caros alunos e observadores. Obrigado pela visita!

"Seja senhor da tua vontade e escravo da tua consciência." (Aristóteles)

terça-feira, 29 de março de 2011

Seguro DPVAT revela número de mortes nas estradas



O balanço dos acidentes no carnaval 2011 nas rodovias federais apontou o maior número de mortes dos últimos anos. Porém, considerando também as vias urbanas e municipais, o número pode ser ainda mais surpreendente. É o que alerta a Seguradora Líder DPVAT, que indeniza vítimas de trânsito por invalidez e morte e reembolsa despesas médico-hospitalares desse tipo de acidente.

De 2006 a 2010, a Seguradora pagou mais de 4.470 indenizações por mortes no trânsito considerando os seis dias de carnaval, de sexta-feira a quarta-feira de cinzas, quando o movimento nas estradas e o consumo de álcool aumentam.

“Esse é um problema muito sério, que requer uma profunda reflexão da sociedade brasileira e precisa estar na agenda do governo. É uma média de quase 900 mortes por ano no trânsito só no período de carnaval”, aponta Ricardo Xavier, diretor presidente da Seguradora Líder DPVAT.

A região que mais apresentou pagamento de indenização por morte foi o Sudeste, com 1.731 registros fatais nos carnavais de 2006 a 2010. Em seguida, a região Nordeste apresentou o maior número de óbitos, 1.287, seguida pelo Sul (717), Centro-Oeste (420) e Norte (309), considerando o mesmo período.

Só em referência ao carnaval do ano passado, até então, foram pagas 320 indenizações por mortes no período. As estatísticas alarmantes podem ser ainda mais graves, já que o levantamento da Seguradora reflete apenas o número de indenizações por morte pagas até o momento, não contabilizando os pedidos de indenização que ainda não foram efetuados, o que pode ser feito em até três anos da data do acidente.

Invalidez

Além dos números de indenização por morte, a Seguradora Líder DPVAT também contabilizou os dados de pagamentos por invalidez e despesas médico-hospitalares no período. Nos últimos cinco anos, pelo menos 9.487 vítimas de acidentes de trânsito durante o carnaval ficaram inválidas e mais de 7.997 pessoas receberam reembolso por gastos hospitalares e com medicamentos.

Fonte: Diário do Aço

Detran resgata sinalização investindo em uma proposta de trânsito mais civilizado e menos estressado





Em 1995, dentro do contexto de um trânsito humanizado, as entradas do Distrito Federal foram sinalizadas com placas indicando que em Brasília evitamos buzinar.

É essa idéia que pretendemos resgatar e estamos iniciando com a confecção de 12 placas, que serão implantadas nos principais acessos do DF. Em seguida implantaremos também nas entradas das cidades, procurando universalizar o conceito de cidadania no trânsito, onde o uso da buzina só se faz necessário em casos estritamente emergenciais.

Na próxima terça (29) o caminhão carregado com as placas sairá do pátio do Detran Sede e terá como destinos as BRs 020, 040, 060, 070, 080, bem como as DFs 001 e 128, entre outras vias que receberão a nova sinalização.

sábado, 5 de março de 2011

DETRAN DF testa painel de mensagens

 Rio de Janeiro e São Paulo já utilizam esse tipo de equipamento para comunicação com condutores
O Detran começa a utilizar, nesta sexta-feira (4), um painel de mensagens para orientar condutores em casos de congestionamentos e acidentes. O equipamento será mais um reforço na gestão do trânsito durante o Carnaval. O painel eletrônico foi posicionado na EPTG agora no final da tarde, em razão de um acidente ocorrido com caminhão na Elmo Serejo, próximo à Academia de Polícia Civil e o Estádio Serejinho.
O Detran-DF recebeu, em uma parceria com a empresa Shempo Eletrônica, um Painel de Mensagem Variada Móvel (PMV-M), que ficará à disposição da autarquia para testes durante tempo indeterminado. Com alimentação por energia solar, GPS, GPRS (monitoração via web) e lâmpadas Led, o equipamento já é empregado em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro para a orientação dos motoristas nas vias em caso de acidentes, congestionamentos, ou qualquer acontecimento em que seja útil levar uma mensagem aos condutores.
Fonte: DETRAN DF