Alunos


Olá caros alunos e observadores. Obrigado pela visita!

"Seja senhor da tua vontade e escravo da tua consciência." (Aristóteles)

segunda-feira, 12 de março de 2012

Mulher no trânsito



Elas já representam 36,9% dos habilitados e 10,9% dos condutores envolvidos em acidentes fatais
A mulher está cada vez mais presente no trânsito do Distrito Federal. Nos últimos cinco anos, o número de condutoras saltou de 380.610 (em 2006) para 503.851 (em 2011), passando de 32,3% para 36,9% do total de habilitados. Dados divulgados pelo Departamento de Trânsito, no Dia Internacional da Mulher, mostram que 10,9% dos motoristas envolvidos em acidentes fatais no DF são mulheres.

Apesar de representar uma pequena parcela de envolvimento em acidentes de trânsito com morte, merece atenção o fato da participação feminina neste tipo de ocorrência ter aumentado nos últimos anos. Enquanto que em 2006 tivemos 43 mulheres entre os 561 condutores envolvidos em acidentes fatais (7,7%), em 2011 este índice atingiu a marca de 10,9%, onde 66 mulheres estavam ao volante em acidentes fatais.

Outro dado observado pela estatística da autarquia é que o número de mulheres mortas no trânsito é maior entre passageiros (45%) que entre condutores (20%), enquanto que os homens mortos eram em sua maioria condutores (57%) contra apenas 14% dos passageiros. Isso comprova a grande frequência delas como passageiras e deles como condutores.

O informativo “A mulher no trânsito” traz também dados referentes aos dias da semana, aos tipos de vias e à natureza dos acidentes com mortos em que a mulher estava ao volante. O estudo, produzido pela equipe de estatística da autarquia, está disponível na página do Detran na internet, no endereço www.detran.df.gov.br menu “estatística – acidentes de trânsito”.